sexta-feira, 6 de abril de 2012



Glitterati, gíria em inglês que deriva da junção entre “glitter” e “literati”, é um dos muitos nomes utilizados para se referir aos líderes informais da sociedade. “Informais”, pois não são políticos nem intelectuais, são na verdade atores, cantores e socialites famosos que influenciam uma legião de fãs devido à maneira como se comportam e se vestem.




Não se sabe ao certo quando a expressão “glitterati” foi utilizada pela primeira vez, mas em alguns dicionários, como o Collins World English Dictionary, estima-se que tenha sido entre 1935 e 1940. Enquanto “literati”, do latim, referenciava a elite intelectual desde o século 15, a palavra glitterati passou a definir um novo tipo de poder: o das celebridades.
Com a popularização do rádio nos anos 1930 e 1940, músicas, rádio-novelas e jogos esportivos eram transmitidos ao vivo para uma nova audiência. Com o boom da televisão nos Estados Unidos nos anos 1950, pessoas de classe média passaram a ter acesso à programação da TV, que incluía filmes, desenhos animados e telejornais.
Hollywood já fazia história desde os anos 1910, e esses eventos somente ajudaram a consolidar a força que as celebridades conquistaram na cultura moderna. Nessa época, “glitterati” remetia principalmente à “nata” de Hollywood, incluindo produtores, diretores, investidores e, claro, as estrelas dos filmes. 

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